Por Enio Biz
22/05/2025 - 15:12 Atualizado há meio minuto
A eleição da CBF está marcada para domingo (25), às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Samir Xaud, candidato único, será eleito para mandato de quatro anos (2025-2029).
O presidente Valter Minotto é quem vai representar o Criciúma na eleição.
O Criciúma já participou de 25 edições de Copa do Brasil. Nesse período, foram 104 jogos, 42 vitórias, 30 empates e 32 derrotas.
Na quinta-feira (22), contra o RB Bragantino, o Tigre busca uma vaga nas oitavas de final da competição, fato que aconteceu sete vezes na história.
A primeira vez foi em 1990. O adversário foi o Coritiba. No ano seguinte, em 1991, enfrentou o Atlético/MG. Nessa temporada, conquistou o maior título do clube.
As outras vezes em que o Criciúma chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil foi em 1992, novamente contra o Atlético/MG; 1996 e 2021, contra o Fluminense; 2006 e 2008, contra o Vasco.
O Criciúma venceu o Goiás por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira (21), avançou para a semifinal da Série B do Brasileiro Sub-20. Thales marcou o gol da vitória tricolor.
Como o Sport venceu o Ituano, nos pênaltis, por 4 a 2, o Tigre garantiu o o para a Série A Sub-20 de 2026.
Na semifinal, o tricolor carvoeiro vai enfrentar o Vitória. O time baiano venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, também nesta tarde, em Salvador.
Criciúma e Goiás se enfrentam na tarde desta quarta-feira (21), às 15h, no CT Antenor Angeloni, valendo vaga na semifinal da Série B do Brasileiro Sub-20. O confronto não terá a presença de público.
É jogo único. Se houver empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Na primeira fase, o Tigre terminou na vice-liderança do grupo B, enquanto o time esmeraldino foi o terceiro colocado no grupo A.
Quem ar de Criciúma e Goiás enfrenta, na fase semifinal, o classificado de Vitória e Ponte Preta que se enfrentam também hoje, ás 15h, em Salvador.
Criciúma pode subir para a Série A ainda hoje
A primeira fase terminou com o Ituano na liderança, com 18 pontos, e o Criciúma com a segunda melhor campanha, com 16. Os pontos das quartas de final também serão contabilizados.
Com isso, o Tigre pode subir ainda hoje para a Série A Sub-20. Para isso, o tricolor precisa ar pelo Goiás e torcer para o Sport ar pelo Ituano. Se isso ocorrer, o Criciúma sobe de divisão.
Existe uma outra possibilidade. Se o Criciúma ar pelo Goiás e o Ituano ar pelo Sport, ambas as equipes vão para a próxima fase, e o time paulista já estaria na Série A. Se na semi, o Ituano ar e chegar na decisão, o Tigre conquistaria o o até em caso de derrota na semifinal. E, claro, se o Tigre ar pela semifinal, já carimbaria o à Primeira Divisão Sub-20.
Ao todo, sobem três clubes para a Série A de 2026.
Arbitragem
Criciúma e Goiás terá a arbitragem de Franciel dos Santos Martins. Os auxiliares serão João Victor Macedo e Raira Taciane Matana.
O quarto árbitro será Fernando Henrique de Medeiros Miranda.
A grande dúvida no Criciúma para o jogo desta quinta-feira (22), contra o RB Bragantino, é como será formado o ataque. Lembrando que o Tigre não precisa vencer a partida. Como venceu o confronto de ida, por 1 a 0, o tricolor joga pelo empate para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.
Com isso, cresce a possibilidade da equipe entrar em campo com dois atacantes. Cinco jogadores para o setor estão à disposição: Sassá, João Carlos, Neto Pessoa, Diego Gonçalves e Samuel Otusanya.
O técnico Eduardo Baptista é adepto a colocar em campo um "camisa 9", um atacante de referência. Isso aumenta a possibilidade de Sassá ganhar uma chance como titular pela primeira vez. Até agora, o camisa 99 foi relacionado em sete jogos, todos pela Série B, e entrou em campo em quatro oportunidades.
Já três atletas brigam por uma vaga como segundo atacante: João Carlos, Neto Pessoa e Diego Gonçalves. Dentre esses, João Carlos foi o que deu a melhor resposta em campo. Atacante foi relacionado em 15 jogos, titular em seis, marcou dois gols e deu uma assistência. Neto Pessoa foi titular em 12 partidas e marcou um gol. Já Diego Gonçalves foi titular oito vezes e marcou dois gols.
Na zaga, caso o técnico opte pela manutenção dos três zagueiros, Marcelo Benevenuto, Rodrigo e Luciano Castán deverão ser os escolhidos. Caso defina por dois zagueiros, Rodrigo e Luciano Castán podem começar o jogo.
Se Eduardo Baptista optar por povoar mais o meio-campo, não está descartada a dobra pelo lado esquerdo, com Heitor Roca e Marcelo Hermes. O meio-campo deverá ter Matheus Trindade, Morelli e a volta de Juninho.
Heitor Roca pode aparecer entre os 11 titulares (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Na lateral-direita, Marcinho será mantido.
Diante de algumas possibilidades, o provável Criciúma deve ter Kauã; Marcelo Benevenuto, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Morelli, Marcelo Hermes e Heitor Roca (Juninho); Sassá e João Carlos (Neto Pessoa/Diego Gonçalves).
Por Enio Biz
20/05/2025 - 16:42 Atualizado em 20/05/2025 - 16:49
O atacante João Carlos está recuperado de um desconforto no adutor da coxa direita. Com isso, o jogador viajou para São Paulo e foi integrado ao grupo de jogadores.
João Carlos já participou do treinamento na tarde desta terça-feira (20), no CT do São Paulo.
O atleta ficou fora da partida contra o CRB, no último domingo (18), vetado pelo departamento médico.
Por Enio Biz
20/05/2025 - 15:55 Atualizado em 20/05/2025 - 16:47
As boas notícias relacionadas ao Criciúma estão escassas. Poucas ou nenhuma.
Se olharmos o copo meio cheio, o resultado de ontem entre Volta Redonda e Amazonas resultou em uma boa notícia.
É que com o empate entre as equipes, em 1 a 1, o Criciúma fechou a oitava rodada da Série B fora da zona do rebaixamento.
Com seis pontos, o Tigre está na 16ª colocação, ou seja, é o primeiro fora do Z-4. O primeiro que está na zona é o Volta Redonda, com os mesmos seis pontos ganhos.
O tricolor tem apenas 25% de aproveitamento na competição. Foram oito jogos, uma vitória, três empates e quatro derrotas.
Na Série B, o Criciúma volta a campo na segunda-feira (26), às 19h, contra o Coritiba, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela nona rodada da Série B do Brasileiro.
Arbitragem definida para o jogo entre RB Bragantino e Criciúma.
Wilton Pereira Sampaio (GO) apita o jogo. O árbitro FIFA, de 43 anos, já apitou um jogo do Tigre nesse ano. E foi exatamente pela Copa do Brasil. No dia 11 de março, o tricolor venceu o Remo, por 2 a 1, pela segunda fase, com o árbitro goiano no apito.
Os auxiliares serão Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO).
O árbitro de vídeo será Diego Pombo Lopez (BA).
O quarto árbitro é Gabriel Henrique Meira Bispo (SP).
RB Bragantino e Criciúma se enfrentam na quinta-feira (22), às 21h30, em Bragança Paulista, em jogo válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Tigre venceu por 1 a 0, e por isso, tem a vantagem do empate para chegar às oitavas de final.
Por Enio Biz
20/05/2025 - 12:52 Atualizado em 20/05/2025 - 12:55
O local de treinamento do Criciúma nesta terça-feira (20) teve uma mudança. Antes previsto para o CT do Palmeiras, a atividade desta tarde será no CT do São Paulo, em Cotia.
Na quarta-feira, os trabalhos serão no campo de treinamento da base do Palmeiras.
Delegação do Criciúma já está em São Paulo. Chegou na tarde de segunda-feira (19), por volta das 17h. Na quinta-feira (22), o Tigre encara o RB Bragantino, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após vitória no jogo de ida, por 1 a 0, o Criciúma joga pelo empate pra avançar às oitavas de final.
Na tarde desta terça-feira (20), treinamento será realizado no CT do Palmeiras.
O técnico Eduardo Baptista não vai contar com Werik Popó, Talisson e Gabriel Novaes, atletas que pertencem ao Bragantino.
Em contrapartida, ele terá a volta do zagueiro Luciano Castán, que não enfrentou o CRB, suspenso.
Fica a expectativa do aproveitamento do atacante João Carlos, que teve um desconforto no adutor da coxa direita, e ficou fora da última partida. Não se tem a informação se o jogador está recuperado ou não. Se tiver, ele pode viajar para São Paulo e se juntar ao elenco. Caso contrário, permanece fora.
O Criciúma terá dois jogos importantes nesta semana pelo Campeonato Brasileiro Série B Sub-20 e Copa do Brasil Feminina. As duas partidas serão na cidade.
A equipe Sub-20 será a primeira a entrar em campo. Contra o Goiás, o confronto é válido pelas quartas de final da Série B do Brasileiro. O jogo será quarta-feira (21), ás 15h, no CT Antenor Angeloni. Quem ar desse confronto enfrenta o classificado de Ituano e Sport.
Já as meninas carvoeiras entram em campo pela Copa do Brasil Feminina. O Criciúma enfrenta Pérolas Negras/RJ no dia 28 de maio, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse.
O Criciúma foi derrotado na tarde deste domingo (18) pelo CRB, por 1 a 0, em Maceió. Foi a quarta derrota em oito jogos na Série B. O Tigre segue sem vencer como visitante.
Com apenas seis pontos, o tricolor é o 16º colocado. O primeiro fora da zona de rebaixamento. Nesta segunda-feira (19), no entanto, para não entrar no Z-4, a equipe torce para que o Volta Redonda não vença o Amazonas, às 19h, no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, o Criciúma se prepara para mais um jogo fora de casa. Desta vez, pela Copa do Brasil. Na quinta-feira (22), o time Carvoeiro visita o RB Bragantino, às 21h30, no Estádio Cícero de Souza Marques, a nova casa do time paulista.
O jogo é válido pela partida de volta da terceira fase. No jogo de ida, vitória do tricolor por 1 a 0, que agora terá a vantagem do empate para chegar às oitavas de final.
Logística definida
O Criciúma permaneceu em Maceió. Pernoitou de ontem para hoje. Logo mais, às 12h, a delegação embarca para São Paulo.
Na tarde de terça-feira (20), treina no CT do Palmeiras. Na tarde de quarta-feira (21), treina provavelmente no CT da Portuguesa. Após essa atividade, delegação viaja para Bragança Paulista, onde fica concentrada para o jogo contra o RB Bragantino.
Por Enio Biz
17/05/2025 - 10:15 Atualizado em 17/05/2025 - 12:43
Homenagem justa. Em 13 de maio de 1947, 17 abnegados davam início a uma das grandes histórias do futebol catarinense e brasileiro. Foi fundado na Praça Nereu Ramos, o Comerciário EC, que depois aria a se chamar Criciúma EC.
Foto: Enio Biz / 4oito
Um memorial em homenagem aos fundadores foi inaugurado na manhã deste sábado (17), em plena Praça Nereu Ramos. O ato faz parte também das comemorações dos 100 anos de emancipação político-istrativa da cidade de Criciúma.
Foto: Enio Biz / 4oito
Familiares de todos os fundadores foram convidados e foram homenageados.
Foto: Enio Biz / 4oito
A Barra Os Tigres se fez presente e participou das homenagens.
Foto: Enio Biz / 4oito
"Com muito orgulho estamos aqui no coração de nossa cidade. 78 anos depois voltamos ao ponto onde tudo começou. Mais do que uma homenagem é um compromisso com a história", afirma o presidente do clube, Valter Minotto.
“Quero agradecer a oportunidade de nos permitir estarmos juntos com o Criciúma. O Criciúma é a maior marca dessa cidade”, declara o prefeito, Vaguinho Espíndola.
A CBF definiu a data, horário e local do duelo entre Criciúma e Goiás. Em jogo único, as duas equipes se enfrentam pelas quartas de final da Série B do Brasileiro Sub-20.
O jogo será na próxima quarta-feira (21), às 15h, no CT Antenor Angeloni.
Com melhor campanha na primeira fase, o Criciúma tem apenas a vantagem de jogar como mandante. Ninguém tem vantagem do empate. Resultado igual no tempo normal, decisão será nos pênaltis.
Quem ar de Criciúma e Goiás enfrenta na semifinal o classificado no confronto entre Ituano e Sport, que se enfrentam também na próxima quarta-feira, às 15h, em Itú.
Quis o destino que a possível estreia de Yan Souto fosse contra o ex-clube. O zagueiro, que pertence ao Juventude, estava emprestado no CRB antes de chegar ao Criciúma.
No time alagoano, o jogador fez apenas seis jogos. Uma lesão na coxa atrapalhou a sequência de Yan Souto no CRB.
Com Luciano Castán suspenso, o atleta deverá ser titular pela primeira vez no Tigre.
Eduardo Baptista deve optar pela manutenção do esquema com três zagueiros. Com isso, Yan Souto jogaria ao lado de Rodrigo e Marcelo Benevenuto.
Por Enio Biz
15/05/2025 - 19:14 Atualizado em 15/05/2025 - 20:50
Em tom pacífico, integrantes da Barra Os Tigres foram até o CT Antenor Angeloni na noite desta quinta-feira (15) e tiveram uma conversa com atletas e comissão técnica.
O bate-papo foi em tom de cobrança. Os torcedores pediram empenho e comprometimento de alguns atletas.
"O papo é reto! Olho no olho com o elenco. Criciúma EC acima de tudo e de todos", é o que diz a postagem da Os Tigres nas redes sociais.
Os atletas que estiveram presentes foram Zé Gabriel, Marcinho, Marcelo Hermes, Marcelo Benevenuto e Rodrigo, além do técnico Eduardo Baptista e do coordenador, Hudson Santos.
O Criciúma ainda está de olho no mercado. Até agora, 22 contratações foram feitas desde o início do ano.
No entanto, outros virão.
E uma janela de transferências extra vai proporcionar a vinda de reforços já no próximo mês. São apenas oito dias. De 02 a 10 de junho. A janela extra serve para os clubes que disputarão o Mundial de Clubes, mas valerá também para todos os outros clubes, sem exceção.
O executivo de futebol, Ítalo Rodrigues, já monitora o mercado. Reforços nessa janela já deverão vir.
Após esse período, uma segunda janela de transferências, maior, será aberta entre 10 de julho e 02 de setembro.
O Criciúma venceu o Ituano por 1 a 0, gol de Hiago, na tarde desta quarta-feira (14), no CT Antenor Angeloni, em jogo válido pela última rodada da primeira fase.
Com a vitória, o Tigre fica na segunda posição, com 16 pontos, atrás do próprio Ituano, líder, com 18 pontos.
Com isso, o tricolor terá o Goiás pela frente nas quartas de final. O jogo único será em Criciúma, mas ainda sem data definida.