Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, por unanimidade, uma moção de aplausos ao médico cirurgião Dr. Luciano Vargas Schütz, em reconhecimento ao trabalho voluntário prestado a idosos em situação de vulnerabilidade social, especialmente junto aos idosos atendidos no Centro de Convivência da Terceira Idade da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). A iniciativa partiu do vereador Daniel Cipriano, que destacou a importância social e humanitária das ações realizadas pelo profissional.
A homenagem reconhece a atuação humanitária do médico cirurgião, que há anos tem se dedicado a ações voluntárias de grande impacto social. Entre os projetos liderados por Dr. Luciano, destaca-se a realização de cirurgias gratuitas de correção de orelhas de abano em crianças e adolescentes a partir dos 7 anos de idade, iniciativa que ajuda a reduzir problemas emocionais e de autoestima nos jovens atendidos.
A ação direcionada para o público da terceira idade acontece desde 2019. Nessa iniciativa, pacientes carentes com mais de 60 anos são atendidos com cirurgias gratuitas de pálpebras, a blefaroplastia, que visam melhorar a qualidade da visão e a saúde ocular, promovendo dignidade e qualidade de vida.
Durante a sessão, o vereador Daniel Cipriano ressaltou o impacto social das ações. "O trabalho do Dr. Luciano é completo – ele oferece a consulta, a cirurgia e o pós-operatório sem custo algum. São mais de 100 idosos atendidos até aqui. Essas pessoas não teriam condições de pagar uma cirurgia como essa, que custa em média R$ 9 mil. E ele faz isso por puro compromisso com o próximo", afirmou o parlamentar.